sábado, 22 de maio de 2010

Coisas de Brasília que sentiremos falta... Parte I

Saber que vamos embora de Brasília nos deu a sensação de que ainda há tanto da cidade pra conhecer e nós não aproveitamos a oportunidade. Como a idéia inicial era de passar pelo menos três anos aqui, fomos deixando pra depois algumas coisas, como conhecer os arredores, visitar o museu do Juscelino, o Catetinho, os milhares de bares e restaurantes, enfim... I got i felling que o tempo passou e ficamos muito em casa.

Digam o que quiser por aí, mas Brasília é uma boa cidade pra se viver. Moramos num prédio sem guarita, nosso carro fica em vagas a céu aberto, e mesmo assim, nunca nos sentimos tão seguros.

É claro que falar dessa cidade provocaria uma discussão, mas o que é considerado como Brasília? As cidades satélites fazem parte dela ou seria somente o plano piloto? Para mim são vários mundos diferentes dentro do mesmo lugar, e infelizmente, a situação do plano piloto, que é onde moramos, é bem diferente daquela encontrada nas cidades satélites. A sensação que tive quando visitamos algumas é que saímos desse lugar único-e-diferente-de-tudo-o-que-já-vimos e entramos em uma cidade qualquer, parecida com as que conhecíamos antes de vir pra cá.

Aqui no plano piloto parece não haver os problemas que a maioria das grandes cidades enfrenta. Com exceção do engarrafamento no trânsito, não vemos (obviamente levando em consideração que não estamos procurando, por que quem procura sempre acha) no dia-a-dia a pobreza, não sentimos a violência, enfim, tudo parece estar perfeito. “Parece estar” é um termo que define bem, acho que a idéia é essa mesmo, fazer tudo parecer bem aqui e empurrar todos aqueles problemas para as cidades satélites.

Discussões à parte, vamos sentir falta desse lugar que marcou uma nova etapa de nossas vidas: a de casados. Estamos com sentimento de nostalgia antecipada, então resolvemos fazer esse post para compartilhar algumas das coisas boas da cidade que sentiremos saudades...

1ª. Do Parque da Cidade


Em primeiríssimo lugar é o lugar mais fantástico da cidade. Dá pra fazer tudo (ou quase tudo) lá.
Ir, sentar e ficar sem fazer nada, só ouvindo o canto dos passarinhos ...



Praticar um dos inúmeros esportes possíveis: caminhar, andar de bicicleta, andar de patins, correr, andar de skate, fazer ioga, treinar uma luta, jogar vôlei, enfim... pratica esporte? Lá é o seu lugar!



Depois de suar a camisa, se deliciar com uma água de coco geladinha ou comer um abacaxi ou uma melancia na sombra de uma árvore...

Reunir a família ou amigos e fazer um churrasco nas churrasqueiras que têm lá...
As crianças também têm inúmeras atividades: além dos esportes, há parquinhos, castelos, parque de diversões...




Fazer um piquenique com as crianças (ou sem as crianças)
Passear com seu cachorro
Armar uma rede e ficar lá fazendo o que quiser...
Ir de biquíni e tomar sol
Levar sua cadeirinha (ou não) e ler um livro...

Enfim, é um lugar mágico e poderia ficar escrevendo sobre ele inúmeras e inúmeras páginas... Realmente fará falta!

2ª. Da pizza de queijo coalho com rapadura da Pizza à Bessa.
Viemos do Ceará para Brasília e só aqui encontramos uma pizza desse sabor. Adoramos! Sempre pensamos em conhecer outras pizzarias, mas essa era tão pertinho e tão boa... que sempre acabávamos lá.

Fico devendo uma foto da pizza. Mais um motivo pra ir lá de novo...

3ª. Do céu
Pode parecer mentira, mas é diferente. O céu, de um azul vivo, contrasta com as nuvens branquíssimas, em diversos formatos, que parecem estar em 3D. É único e lindo de se ver e apreciar. Além disso, aqui é o lugar onde mais nós vemos céu... Você olha e há aquela imensidão que parece que vai ao infinito. É céu que não acaba mais!



4ª Das cores
Como já havíamos dito em post anterior, a idéia de Brasília era aquele cerrado de terra vermelha, que estava mais pra deserto do que pra cidade. Que o clima é seco, mas tão seco, que chagaríamos e logo começaria a sair sangue dos nossos narizes, que precisaríamos dormir com toalhas molhadas, enfim...

Sim, o clima é seco, às vezes muito seco (esses dias estão assim, minha boca chegou a cortar), mas a sensação não é tão perceptível assim: é uma pele mais seca, a sede constante, mas nada que uma boa hidratação não resolva.

Mas o mais incrível e inesperado, foi a quantidade de verde e cores que encontramos aqui. É um céu imensamente azul, canterinhos coloridos por toda parte, flores das mais diversas cores e formatos no parque... Coisas e cores que nos fazem muito bem e que deixarão saudades...












5ª. Do pôr-do-sol
Esse poderia entrar em cores, mas merece um lugar só dele. Assim como o céu, é diferente, único, parece mentira, mas é verdade. Quando o sol anuncia que deixará seu posto, o céu prepara-se num misto de laranja, vermelho, azul de deixar qualquer um de boca aberta. Sair do trabalho e dar de cara com esse pôr-do-sol maravilhoso faz parte da minha rotina e fará falta aos meus olhos.

6ª. Do canto dos passarinhos
Vocês devem estar se perguntando, mas como assim, do canto dos passarinhos? Aqui ouço passarinhos cantando o tempo todo. Acordar de manhã ouvindo-os, é como um bom-dia, e não tem preço. No começo foi uma surpresa, pois percebi que há muito não ouvia um passarinho cantar. Há muito não via nem mesmo passarinhos. E aqui, do lado de fora da minha janela, eles estão sempre a nos brindar com suas “musiquinhas” ritmadas...


 Ainda há mais coisas que nos deixarão saudades aqui, mas elas ficarão para um próximo post. Aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário