Próxima Viagem

Nossa próxima viagem será uma expedição de carro de Brasília até Fortaleza (3.334km), passando pelas belas e quentes praias nordestinas (roteiro a seguir). Será o retorno à "nossa" terrinha, o Ceará. Retorno porque após passar um ano em Brasília, tivemos a sorte de podermos voltar à cidade que gerou minha bela esposa cearence (peeense numa baixinha arretada!!!) (kkk). À "nossa" terrinha, por que eu, embora paulistano, já fiz da rede e da tapioca-de-carne-de-sol-com-queijo-coalho-e-ovo-"estralado" minha pátria ("peeeeeeeense num negócio arrumado", é a expressão cearence para dizer que é uma delícia). (kkk) (Obs.: Quando forem a Fortaleza, não deixem de conhecer o Centro das Tapioqueiras).

O motivo disso tudo é que, nós, retirantes nordestinos "na corrida em busca do ouro" nos mudamos pra Brasília por conta do concurso público mas, graças ao fato de "nunca antes na história desse pais" o desenvolvimento econômico ter sido tão grande, o órgão em que a Manu trabalha precisou convocar mais alguns servidores. Assim, não só a viagem mas nosso retorno à Fortaleza será graças à "Ordem e Progresso", lemas positivistas que ainda catapulta as almas mais otimistas.
Quanto ao nome da viagem não poderia ser mais sugestivo: Expedição Ramu Simborá Pru Siará. - (Claro que para um cearence que se preze, ela não precisa ser traduzida, pois está no dialeto partilhado pela população cearence: o "cearencês").
Mas, considerando que "matutos" de outra região irão ler essas linhas, então traduzimos pra vocês o nome de nossa próxima viagem, apelidada carinhosamente por um paulista que fez do cearencês parte do seu próprio linguajar: Expedição Ramu Simbora Pru Siará (Lê-se: Expedição Vamos Embora Para o Ceará) (kkkk).

Para tal façanha, convidamos duas cearences 'porretas' para 'engrossar o caldo': Jéssika e Lorena. Como dizem lá pelas terras do Didi mocó, Falcão e João Besouro - novo personagem de João Neto, eleito o "mió" humorista do Brasil, mais conhecido como Zé Modesto - "boneco pequeno é playmobil". Pronto, agora "farta" só "arrumá" as malas e... pé na estrada!
Slogam da Viagem
Expedição Ramu Simbora Pru Siará: peeeeeeeeeeeense numa expedição Pai D'égua.

O espírito desta viagem concorda com o poema de Quintana: "Viajar é trocar a roupa da alma".
(Dica de leitura: Dicionário Cearencês. Conheça alguns verbetes em www.ceara.com/dicionario.htm)

ROTEIRO DE VIAGEM
.
                                      
1º DIA - (15/07/2010)
BRASÍLIA-DF - LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA
Saída de Brasília ém direção a Luiz Eduardo Magalhães, para dormir (535km). 
.
2º DIA - (16/07/2010)
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - SALVADOR-BA
Saída de Luiz Eduardo Magalhães com destino a Salvador (950km).
.
3º DIA - (17/07/2010)
SALVADOR-BA
Passaremos o dia interior em Salvador, conhecendo os seguintes pontos:

   
                                               (Foto: Elevador Lacerda, Pelourinho, Capoeira, Farol da Barra e Baianas)

Durante o dia, passearemos pelo centro histórico:
.
Farol da Barra - De interesse histórico, nossa visita ao Farol da Barra tem como principal objetivo relembrar os tempos do Brasil Colonial, com suas matas exuberantes, povo nativo e, claro, dominação dos europeus. Sua imponência remete-nos à sua importância histórica: "Teremos sido maus espectadores da vida, se não vimos também a mão que delicadamente - mata" (Nietzsche). Localizado na Praia da Barra, local que abriga o porto de mesmo nome, o Farol foi constúído dentro do Forte de Santo Antonio da Barra, para proteção da região em tempos dos "descobrimentos". No século XVII o porto, um dos mais importantes e movimentados do continente, era ponte de acesso ao pau-brasil, açucar, algodão e tabaco e outros itens que absteceriam o mercado europeu.

Pelourinho - De interesse histórico-cultural, o Pelourinho é um bairro do Centro Histórico de Salvador. Possui um conjunto arquitetônico colonial (barroco português) bastante preservado, o que lhe rendeu o título concedido pela UNESCO de Patrimônio Histórico. A palavra pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada no centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, era principalmente usado para castigar escravos com chicotadas. 

Elevador Lacerda - De interesse cultural, o Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Projeto Arquitetônico ousado, foi Construído em 1873 com o objetivo de ligar duas partes da cidade: A Cidade baixa e a Cidade Alta. Logo após sua inauguração, o elevador se transformaria no principal meio de transporte entre elas. Fica próximo ao Mercado Modelo e ao Centro Histórico.

Mercado Modelo - De interesse cultural e gastronômico, o Mercado Modelo fica situado numa das áreas comerciais mais antigas de Salvador. Situa-se diante da Baia de Todos os Santos e ao lado do Elevador Lacerda e do Pelourinho (Centro Histórico). Abriga em seu interior diversas lojas do artesanato e culinária local.

Com a dica de um mochileiro, almoçaremos no bairro Santo Antônio. Será um almoço com vista para a Baía de Todos os Santos.

Depois seguiremos outra dica "do que é imperdível em Salvador" e assistiremos ao por do sol no Cristo baiano. É programa obrigatório a todos que desejam dizer: eu conheço Salvador. 

E como a noite é uma criança, esperemaos encontrar dicas quentíssimas com os locais para juntar boa comida e animação.
.
4º DIA - (18/07/2010)
SALVADOR-BA - ARACAJU-SE
Saíremos de Salvador-BA pela manhã com destino a Aracaju-SE. O percurso entre as duas cidades, a famosa Linha Verde, foi eleito um dos 30 melhores roteiros para conhecer o Brasil de carro. Está entre os 4 melhores do Nordeste. Litorânea, essa estrada permite ao viajante se deleitar com as belas paisagens que as praias nordestinas proporcionam. Entre elas, visitaremos:
 



De Salvador seguiremos até a Praia do Forte-BA, onde é realizado o Projeto Tamar. De interesse histórico-cultural, a visita ao projeto proporcionará um melhor contato com uma das mais bem sucedidas ações de desenvolvimento local sustentável, como expressão de uma tomada de consciência das ações do homem frente a preservação natureza. O projeto foi criado com o intuito de preservar as espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção, fruto da caça das tartarugas por parte dos pescadores como forma de sobrevivência. Com o tempo, o projeto se estendeu das tartarugas para outras espécies marinhas. Além disso, o projeto conta hoje com três linhas de ação: Conservação e pesquisa aplicadas; Educação Ambiental e o

Desenvolvimento local sustentável, beneficiando a comunidade local através do turismo
(Visite: www.tamar.org.br).


Praia do Forte, Castelo D'Ávila, Projeto Tamar

Castelo Garcia D'Ávila - De interesse histórico, é considerado a primeira grande edificação portuguesa constrída no Brasil, iniciada em 1551 só concluída em 1624. Exemplar único de Castelo em estilo medieval construído na América, foi sede do maior latifúndio do mundo, dos "Avilas", que ia da Bahia ao Maranhão, uma área que equivale a Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Suíca. Garcia D'Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega. 

O castelo foi palco da resistência à invasão holandesa na Bahia. O Solar de Garcia D'Avila, principal sede da Casa da Torre, integra um conjunto residencial-militar, compreendido pelo próprio Castelo, com sua Torre e seus anexos, o Forte Garcia D'Avila, o Porto do Açú da Torre e áreas adjacentes. Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, é considerado um dos mais importantes sítios históricos do país.




A próxima parada será em Sítio do Conde. Fica a 6km da sede do Conde e a 9km da Linha Verde, com acesso totalmente asfaltado. Por se tratar de uma antiga vila de pescadores, o ambiente deste lugarejo mistura uma rusticidade e sofisticação que encanta o visitante.
De lá seguiremos para Siribinha, uma vila de pescadores 16 km ao norte de Sítio do Conde. Chegando lá, seguindo a dica do Freire's almoçaremos no Anzol de Ouro. A viagem de Sítio do Conde até ali é linda, por uma estradinha de areia entre o coqueiral e a duna. A comida é deliciosa. Serve moquecas (aratu, ostra, robalo, siri mole, camarão), peixes e frutos do mar.

Devidamente alimentados, seguiremos para pernoitar em Aracaju-SE. Pretendemos, apesar do pouco tempo, conhecer um pouco da cidade. Passaremos no Oceanário, andar pela orla de Atalaia, e depois badalar na Passarela do Caranguejo, achar um bom restaurante para comer e tomar umas e outras.
.
5º DIA - (19/07/2010)
ARACAJU-SE - MACEIÓ-AL
'Ramu simbora' 'negada', que 'rapadura é doce mais num é móli não'. Tem muito chão pela frente ainda (kkk). Saindo de Aracaju passaremos pela Barra dos Coqueiros e seqguiremos rumo a Maceió-AL. Visitaremos as famosas Praia do Gunga e a Praia do Francês, situadas na Barra de São Miguel (233km). Como podem ver, o caminho está ficando cada vez mais tortuoso (rsrs). Após ter percorrido 320km pela Linha Verde, noso próximo desafio será percorrer os 233km que separam Aracaju da Praia do Francês. Trata-se da Costa dos Coqueiras, também eleita um dos 4 melhores roteiros para se fazer de carro no Nordeste. Vale dizer que, a própria viagem de carro já é uma 'viagem', dado os poderosos 16Gbytes de músicas tocando sem parar + uma das mais belas paisagens do Brasil. "Ôh vida difíci viu, essa de retirante" (kkk).



De interesse etílico e gastronômico (rsrs) - claro né, ninguém é de ferro - tiraremos o dia inteiro para nos refrescarmos nas sombras dos majestosos coqueiros da Praia do Francês e do Gunga, a um gole de cerveja e outro de água de côco, pra não desidratar (segundo a Jéssika, 'pele de calango' ninguém merece né?!, kkkk).

Em Maceió-AL, pretendemos perambular pela Feira de Artesanato da Pajuçara, e depois badalar em algum lugar. Segundo o site férias Brasil, Point de diversas tribos, o bairro de Stella Maris é um burburinho só quando a noite cai, em especial no Cassino Music Bar e no Maikai Show Bar. Também os antigos casarões da rua Sá e Albuquerque, no boêmio bairro de Jaraguá, reúnem estabelecimentos ecléticos - bares, restaurantes e boates que tocam de forró a música eletrônica. Dependendo do movimento, os bares estão autorizados a colocar mesas e cadeiras na calçada, incrementando a informalidade.

6º DIA - (20/10/2010)
MACEIÓ-AL - MARAGOGI-AL 
Ufa! Que sufoco. Chegamos enfim no meio de nossa expedição. Só de pensarmos que ainda teremos mais 5 dias, abrimos um sorriso do tamanho do sol nordestino (kkk). Hoje o dia será de estrada. Partiremos de Maceió em direção a Maragogi (118km), fazendo  intervalos em Paripueira e São Miguel dos Milagres. Chegando em Porto de Pedras pegaremos a balsa até Japaratinga e, então chegaremos a Maragogi.


O trajeto entre as cidades é uma viagem à parte. Poucos trechos de estradas no Brasil passam tão perto do litoral. E são tantas as praias bonitas, que é impossívle não ir parando um pouquinho em cada uma delas... Fincada no coração da Costa dos Corais, Maragogi chama a atenção pelo belo conjunto que reúne mar cristalino, areias finas, coqueirais e recifes, sem contar a excelente infra-estrutura de hospedagem. Além dos elementos paradisíacos, a paisagem é incrementada ainda pelas Galés, as enormes piscinas naturais a seis quilômetros da costa, repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central.


Como chegaremos tarde em Maragogi-AL, deixaremos o passeio para amanhã e hoje curtiremos a noite em algum dos retaurantes ou barzinhos da praia.
Dica boa: degustar o bolinho de goma. A guloseima, típica da região, é semelhante aos sequilhos consumidos no Sul do país, feitos com mandioca e leite de coco. Os doces, em formato de concha, são produzidos no povoado de São Bento e vendidos em bares, restaurantes, lojinhas, praias e até nas piscinas naturais.
.
7º DIA - (21/07/2010)
MARAGOGI-AL - PORTO DE GALINHAS-PE
.


Aproveitaremos a manhã para apreciar mais o que Maragogi tem de bom.  Faremos o passeio às piscinas naturais. Conhecidas como Galés, as piscinas naturais de Maragogi são as maiores de Alagoas. A seis quilômetros da costa - ou a 25 minutos de catamarã a partir da vila -, os aquários naturais reúnem peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies. Os passeios duram em média duas horas e, para melhor aproveitar os mergulhos, vá na maré baixa e prefira as primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor. No verão, as águas ficam ainda mais claras.

Sairemos dessa bela praia em direção à outra, já no Estado de Pernambuco: Tamandaré. A paisagem oferece coqueiros e um banho de mar em águas tranqüilas. O mar oferece possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações.


Em Tamandaré desfrutaremos da paisagem selvagem da praia dos Carneiros, localizada à 5 Km da cidade. Segundo muitos, Carneiros é uma praia de sonhos. São 5 Km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1Km de extensão.


As piscinas naturais e os bancos de areia oferecem um espetáculo de cores inigualável. As ondas banham a "igrejinha dos Carneiros", porque ainda hoje utilizada em eventos isolados. A praia é um paraíso que merece ser visitado, pois a paisagem ainda é quase a mesma do início do século. Permite ancoragem natural na maré baixa de pequenos barcos e médias embarcações na maré alta.

Praia dos Carneiros-PE

Como a fome já deve estar apertando a essa hora, almoçamos por aqui. Escolheremos entre uma das dicas gastronômicas de Tamandaré: Arroz de Polvo do Restaurante Frente de Quintal; Caldinho de camarão no Quiosque do Regi; Filé de Peixe Serra do Quiosque do Gordo; Frutos do mar no Restaurante Tapera do Sabor.

Depois de curtir um pouco da praia, sairemos em direção a que? Outra praia maravilhosa: Porto de Galinhas-PE. Mais 50 km e estaremos numa das praias mais visitadas do Brasil.A vida noturna da praia é agitada. Para curtirmos a noite, seguiremos alguma das dicas:
- Vila de Todos os Santos - pólo gastronômico, em Maracaípe;
- circulada pela vila de pescadores;
- boates, bares e restaurantes que costumam realizar festas e oferecer música ao vivo, em ritmos de forró, MPB, jazz, techno, entre outros;
- shows, principalmente na alta temporada, que são divulgados pelos estabelecimentos comerciais e pelo Centro de Informações Turísticas.

.
 8º DIA - (22/07/2010)
PORTO DE GALINHAS-PE

                             

Porto de Galinhas, praia no Litoral Sul de Pernambuco, é o balneário mais badalado do país. Isso porque sua beleza natural encanta turistas do Brasil e do Exterior. A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho um paraíso.

 Teremos o dia inteiro nessa praia maravilhosa. Então faremos o passeio às piscinas naturais pela manhã e a tarde damos um role pelas praias vizinhas.

No balneário, a diversão é garantida. Lá, o visitante encontra várias opções de entretenimento:
- passear de bicicleta, jangada, jet ski ou buggy
- mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, em companhia de peixes tropicais;
- conhecer o cavalo-marinho – animal ameaçado de extinção - no projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe;
- fazer trilhas;
- fazer compras na Vila dos Pescadores, no Centro de Porto de Galinhas.
- caminhar à beira-mar.

Para curtir a noite, seguiremos outras das dicas do dia anterior.
.
9º DIA - (23/07/2010)
PORTO DE GALINHAS-PE - JOÃO PESSOA-PB
Sairemos cedo e seguiremos direto para Recife. Um hora depois e 70km estaremos em uma das cidades mais históricas do país. Na capital capital pernambucana, o visual das ladeiras é substituído por uma paisagem cortada por rios, canais e dezenas de pontes ligando um bairro ao outro. Em cada ponto, atrativos que remetem às características marcantes das principais capitais nordestinas. Recife tem praia urbana perfeita para banhos assim como João Pessoa e Maceió; efervescência cultural semelhante à de Salvador e Fortaleza; e conjuntos arquitetônicos tão imponentes quanto os de São Luis do Maranhão. 
Para percorrer os caminhos da história, andaremos pelas ladeiras de Olinda – Patrimônio Cultural Mundial - e pelos bairros do Recife Antigo, Santo Antônio, São José e Boa Vista.  


Considerado um dos maiores pólos gastronômicos do Nordeste, o eixo Recife-Olinda capricha na hora de apresentar os pratos da cozinha pernambucana. A maioria das receitas tem os frutos do mar como carro-chefe, mas os sabores do sertão também marcam presença nas mesas do litoral. As sobremesas merecem destaque, como o cartola (banana frita com queijo manteiga e canela) e o bolo-de-rolo (massa finíssima de pão-de-ló enrolada e recheada com goiabada derretida). Para degustar tantas delícias, siga em direção aos bairros do Recife Antigo e Boa Viagem, no Recife; e à charmosa rua do Amparo, em Olinda.

Estaremos bem servidos no almoço...

Depois de encher o bucho, seguiremos viagem rumo a João Pessoa, não em antes dar uma pssadinha na Ilha de Itamaracá.
.
Chegaremos em João Pessoa a tempo de ver o por do sol na Praia do Jacaré ao som do bolero de Ravel, tocado por Jurandi.


A vida noturna de João Pessoa se concentra nos arredores do Hotel Tambaú. O ponto de referência é a Avenida Olinda, a mais movimentada por toda a madrugada. Por ali estão bares, casas noturnas e restaurantes que atraem turistas e nativos de todas as idades e estilos.

Então... arredores do Hotel Tambaú...é pra lá que vamos... Não sem antes dar uma passadinha no Mercado de Artesanato Paraibano.
 .
10º DIA - (24/07/2010)
JOÃO PESSOA-PB - NATAL-RN
Da Paraíba direto para o Rio Grande do Norte. Nosso destino é Natal, mas antes daremos uma passadinha na famosa Praia de Pipa-RN.


Antes de chegar em Natal, veremos o maior cajueiro do mundo em Pirangi do Norte. Nesse dia a noite é uma criança. Meu aniversário (Manu) terá que ser no melhor estilo potiguar. Quantos anos? Há deixemos esses detalhes pra lá!

O ponto de encontro para curtir a noite potiguar é Ponta Negra. É para lá que seguem jovens, famílias e casais em busca de diversão. Além dos restaurantes, abriga bares movimentados com música ao vivo, alguns com programação diária. A variedade de estilos – rock, forró, jazz, MPB, axé e música latina – agrada a todos os gostos.

Vamos escolher entre uma, ou mais dessas opções... O negócio hoje é curtir...


11º DIA - (25/07/2010)
NATAL-RN
 Nessa manhã, provavelmente estaremos de ressaca da comemoração do ANIVERSÁRIO da Manu!!!! (peeeeeeense num porre grande!).
Depois que acordarmos, iremos rumo a Genipabu e Lagoa do Jacumã. Passaremos o dia por lá e retornaremos a Natal no fim do dia.
Mais uma noite em Natal.
.
12º DIA - (26/07/2010)
NATAL-RN - FORTALEZA-CE
Saída de Natal em diração a Fortaleza (Welcome "tchú" de Jungle). Arrócha o nó, puquê rapadura é doce mais num é mole não!!! (kkk).