Trilha Sonora

Expedição Músicas Nordestinas

Conhecer um lugar, uma cidade, é muito mais que visitar seus "pontos turísticos".
Se há alguma razão de serem visitados, pesquisamos, avaliamos e então decidimos.


Diversas são as razões que, segundo nosso entender, os qualificam à insígnia de "ponto turístico", que dividimos da seguinte maneira: beleza natural, interesse histórico, interesse cultural, etílico (rsrsr) e outros mais.


Nesse caso, nossa Expedição se embrenhará pelas belas "paisagens" criadas pela música nordestina. Esta é uma das melhores maneiras de "conhecer" um lugar. Conhecer a música de seu povo. Isto é parte de sua cultura. É através de seus ritmos, versos e poesias que sua cultura se revela. É através dela que temos acesso aos seus interesses, sonhos, medos e fantasias.


Para inaugurar essa Expedição pela música nordestina, resolvi 'postar' algumas canções que sintetizam o “espírito” popular dessa linda e rica região nordestina, talvez não pelo desenvolvimento econômico, mas sem dúvida pela riqueza cultural e popular.


Dentre elas, uma música que, embora (ainda bem, rsrs) musicada pelo carioca Chico Buarque de Holanda, é poesia de João Cabral de Melo Neto, pernambucano que soube como ninguém, traduzir em versos, a dura "paisagem" nordestina. A "imagem" criada pela sua poesia revela muito mais que a "paisagem" tornada "ponto turístico" pela indústria do turismo, revela um povo que soube tirar do sofrimento e da dor as mais belas expressões da cultura brasileira. Com vocês, Funeral de um lavrador:



Trecho da poesia Morte e Vida Severina, musicada or Elba Ramalho e José Dumont




Concordando com o espírito de nossa viagem, De volta pro meu aconchego, na voz de Elba Ramalho e da Sanfona de Dominguinhos



E a consagrada Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Asa Branca é uma ave típica do sertão do nordeste que, dada a seca sem precedentes que acometia (e ainda acomete) a região, era obrigada a migrar na luta pela sobrevivência. A canção, contudo, está longe de se limitar à luta pela sobrevivência que a ave terá de enfrentar dada as adversidades da natureza. De cunho eminentemente social, Asa Branca tornou-se a canção símbolo dos retirantes nordestinos que, por força de uma geopolítica nacional desigual e corrupta, forçou-os a migrar em buscas de sobrevivência.
Apesar da difícil partida que a ave tem de enfrentar, por força do destino ou devido a uma política "desiguá", a música nos fala do sonho partilhado por milhares de "asas brancas" em retornar ao lar.



Em breve postaremos mais músicas. Se tiverem sugestões, fiquem à vontade.
Alguns dos artistas que farão parte da nossa trilha sonora na Expedição Ramu Simbora Pru Siará, são:



Dividos por Estado, temos (Como Brasília é o Estado de partida, então resolvemos adicioná-la na lista:


Brasília - Capital Inicial, Cássia Eller, Legião Urbana, Zélia Duncam, Natiruts, Paralamas do Sucesso
Bahia - Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Claudia Leite, João Gilberto, Daniela Mercury, Gal Costa, Gilberto Gil, Chiclete, Asa de Águia, Raul Seixas, Timbalada, Olodum, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Luiz Caldas,
Tom Zé
Sergipe -
Alagoas - Djavan, Beto Barbosa...
Pernambuco - Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico Science, Otto, Lenine, Dominguinhos, Gonzaguinha, Reginaldo Rossi, Frevo, Forró
Paraiba - Elba Ramalho, Zé Ramalho, Chico César, Genival Lacerda, Geraldo Vandré, Hermeto Pascoal,
Jackson do Pandeiro, Sivuca
Rio Grande do Norte - Dorgival Dantas, Giliard
Ceará - Fagner, Belchior, Falcão, Ednardo, Fausto, Tiririca, Humbeto Teixeira, Nonato Luiz




MUSICA BAIANA


Terra - Caetano Veloso-(BA)



MUSICA CEARENCE


Mucuripe - Fagner-CE





Apenas um rapaz latino americano - Belchior-(CE)




Pavao Misterioso - Ednardo-(CE)



Florentina de Jesus - Tiririca-(CE)



Homem e Homem - Falcao-(CE)



Choro Academico - Nonato Luiz-(CE)



Voce se Lembra - Fausto Nilo-(CE)



O homem que engarrafava nuves - documentario sobre - Humberto Teixeira-(CE)