sexta-feira, 14 de maio de 2010

Chapada dos Veadeiros

DIA 2: VALE DA LUA E RAIZAMA


A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás, que abrange cinco municipios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D'aliança e Teresina, com área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país, a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz. Está distante cerca de 220km ao norte de Brasília e 420km de Goiânia.Hoje acordamos cedo, pois o horário combinado era 8h. Chegamos no CAT e pra nossa surpresa, havia muita gente... umas 16 pessoas no grupo. Após uma pequena parada para um lanche, saímos em direção ao Vale da Lua, que fica a uns 30km de Alto Paraíso, entre asfalto e estrada de terra.
.
O astral místico e as incontáveis belezas naturais da Chapada dos Veadeiros fazem de Alto Paraíso de Goiás um ponto de encontro de diversas tribos. Por lá, reúnem-se esotéricos, ecoturistas e aventureiros em perfeita harmonia - também, pudera! Em um cenário contornado por cânions gigantescos, paredões rochosos, rios cristalinos, cachoeiras, piscinas naturais e minas de quartzo, somente a paz pode reinar.



Tava friiioo nessa manhã!


Parada no Mirante Morro do Buracão para ver o Jardim de Maytrea. Assim como o Morro da Baleia, é um lugar valorizado pelos místicos, que afirmam existir no local um campo de força magnética. Um dos lugares mais fotografados da Chapada, revela campos de flores, veredas e buritizais emoldurados por um horizonte recortado de montanhas. Fica a 20 km de Alto paraíso, na estrada que vai para São Jorge. 

Jardim de Maytrea


Após alguns quilômetros em uma estrada de terra (em estado razoável) chegamos. Com os ingressos comprados (R$ 5,00 por pessoa), saímos pela trilha de uns 660m. A trilha em si já é um passeio: com a chapada ao redor, tem um visual deslumbrante.
.
O Vale da Lua é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. Está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista. Na época de chuvas, se torna muito perigoso devido às repentinas trombas d'água. O nome Vale da Lua vem da aparência que lembraria uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas, nas curvas onde as corredeiras são mais fortes, dando origem a pequenos rodamoinhos e funis. Está localizado a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional.

Ficamos encantados com o lugar. Cada formação, côncavo que se formava despertava atração. Queríamos registrar tudo. É incrível!











Mais trilhas, dessa vez mais difícil, com passagens íngremes, escorregadias, mas nada que um cuidado redobrado não resolva. Paramos em dois locais para banho e nos cânions. Vale cada escorregão e cada respiração mais ofegante! Quando estávamos na última parada começou a chover, então o grupo se dividiu, e nós entramos para aquele que veio embora antes. A trilha de volta, com subidas, pode ser bem cansativa, então se prepare!



                        


Apesar de exaustos, aceitamos o convite de ir às termas. E ainda bem que aceitamos! Aquelas águas quentinhas e límpidas nos relaxaram e fecharam o dia com chave de ouro!


Umas 4h e pouco da tarde, e com apenas dois salgadinhos e água no estômago, estávamos cansados e famintos. Não sabíamos que seria tão puxado o dia, então uma dica é ir sempre preparado com lanches, muitos lanches, pois o passeio pode durar o dia inteiro. Fomos a São Jorge comer no Restaurante da Nenzinha. Comida boa e barata.



Voltamos para Alto Paraíso com o sol se pondo, o que nos reservou mais um momento de deslumbramento. Ao som de U2 chegamos ao hotel.




Dormir, dormir, dormir... era tudo o que queria fazer, mas não poderíamos desperdiçar uma viagem tão maravilhosa num quarto de hotel (que diga-se de passagem não era dos melhores). Reunimos forças (eu reuni porque o empolgado do Rodrigo já estava de pé!) e saímos. Fomos novamente ao restaurante “Pizzaria 2000”. Depois de algumas cervejas, pizza e música boa, fomos dormir pois... Amanhã tem mais!

  
Thank You













Nenhum comentário:

Postar um comentário