sábado, 15 de maio de 2010

Chapada dos Veadeiros

DIA 4: ALMÉCEGAS, SÃO BENTO, LOQUINHAS

Esse foi o último dia. Mas ainda havia muito para se fazer antes de ir embora. Aproveitamos cada minuto. A maioria do grupo foi embora, estávamos apenas em 6. Nos encontramos com Tião no lugar de sempre e saímos em direção às Cachoeiras Amécegas e São Bento.

.
.
Cachoeira Almécegas - Ficam dentro da Fazenda São Bento, a 8 km de Alto Paraíso. São duas quedas, a primeira delas de grande porte e beleza, é muito procurada por adeptos do rapel.
.
Essas duas ficam pertinho de São Jorge, na Fazenda São Bento.
.
.
.
                                
.                                   Na estrada em direção à trilha das Almécegas

                 
.                                                   Mirante da Almécegas I

                        
.
                        
.
.                        
 .                                                          Almécegas II

                         

Cachoeira de São Bento - Um dos pontos mais visitados da Chapada. Possui um ótimo poço para mergulho e natação, onde se costuma promover campeonatos de polo aquático. No local existe uma trilha suspensa de madeira, medindo 2.6 km, dentro da mata ciliar, margeando o Rio dos Couros. É um ótimo passeio para idosos e crianças. Fica a 8 km de Alto Paraíso e possui boa infraestrutura para atendimento aos visitantes.

                           
.
                                      

           
Cachoeira São Bento

Loquinhas – Sabe aquela frase: os últimos serão os primeiros? Foi o que aconteceu aqui. Já eram quase 11h, ainda íamos pegar a estrada, mas resolvemos conhecer as Cachoeiras Loquinhas, e foi uma decisão muito acertada: está em nº 1 na minha lista de beleza. Pertinho de Alto Paraíso, mas por uma estradinha de terra muito ruinzinha... Pagamos R$ 10,00 por pessoa e pegamos a trilha. Essa é fácil! O caminho é feito todo de madeira, apenas com alguns degraus a mais do que gostaria. Durante a trilha, diversos poços podem ser vistos e apreciados. Entre eles o que mais gostamos foi o do Xamã e o maior e mais famoso: Poço do Sol. Quando estávamos lá, adivinha o que aconteceu? Chuva à vista. Rápida, grossa, muita... Encharcados como já era costume, voltamos à fazenda. Depois das despedidas e de telefones e e-mails trocados, voltamos pro hotel.

.
   
     Muito lindo, relaxante, e um ótimo banho (gelaaadoo...).
.
  
.
    
   Mergulho no Poço do Xamã
.
   
    Poço do Sol. Infelizmente nossas fotos aqui não ficaram boas...

  
   E adivinha? Voltamos debaixo de um toró...
.
Já tínhamos passado há muito do tempo do check out, então chegamos e rapidamente juntamos as coisas, comemos um sanduíche e... Pusemos o pé na estrada! De volta pra casa, porque tudo o que é bom dura o tempo exato de deixar saudades e um gostinho de quero mais...

A Chapada é um lugar muito rico de atrações para se conhecer em apenas quatro dias... Pretendemos voltar e desfrutar de mais desse local encantador...

Curiosidades sobre a Chapada
É o lugar do planeta escolhido para sobreviver às transformações do terceiro milênio. Muitos acreditam nisso e se preparam há tempos para uma nova vida. Foi assim que a cidade de Alto Paraíso se tornou um centro de terapias alternativas e seitas. Todo o misticismo é fruto da enorme energia proveniente dos mistérios e das belezas que ali se encontram. Cristais que brotam do chão e cachoeiras de águas cristalinas são os maiores convites para a meditação.

Dentro de seus 65.514 hectares está uma importante amostra do Cerrado brasileiro. Suas cachoeiras, cânions e trilhas são ideais para quem procura por aventuras. Aspectos culturais e históricos Anteriormente à criação do Parque, moradores da região viviam da exploração de cristais e recursos naturais da área.

Em 1990, com o ordenamento da visitação, os garimpeiros receberam treinamento e hoje atuam como Condutores de Visitantes participam da gestão da Unidade através do Conselho Consultivo e da preservação como um todo. Em Junho de 2001, foi criado o Conselho Consultivo da Unidade, reconhecido em 16/12/2001 pela UNESCO como Sítio Patrimônio Mundial Natural.

Um comentário:

  1. O blog de vocês está lindo e cheio de informações legais. Adorei!
    No fim de julho estarei viajando em férias pelas praias do litoral leste, quem sabe a expedição "Ramo Simbora pro Siará" não se encontra com a "Desbravando o Ceará" pelas estradas...
    bjs

    ResponderExcluir