domingo, 30 de maio de 2010

Coisas de Brasilia que sentiremos falta ... Parte II

Continuando a sessão nostalgia, mais coisas especiais de Brasília das quais sentiremos falta...

7ª. Da sensação de segurança
Como já falei anteriormente: “Moramos num prédio sem guarita, nosso carro fica em vagas a céu aberto, e mesmo assim, nunca nos sentimos tão seguros”. Além disso, andamos de carro de dia e noite sem nos preocupar se vai vir um assaltante do nada, andamos tranquilos pelas ruas...
A referência que temos seria Fortaleza, cidade onde morávamos (e que estamos voltando agora). Já fomos assaltados lá, estamos sempre alerta a qualquer hora do dia... e é muito ruim essa sensação.




8ª. De tomar banho de cachoeira
Essa foi uma coisa inédita para mim, que vim do Ceará e lá só temos praias... Sentiremos falta de todo o ritual que cerca as cachoeiras: pegar a trilha, andar no meio do mato, chegar e ficar vislumbrado com aquilo, e por fim, de pensar várias vezes antes de entrar naquelas águas geladas, que te fazem tremer só de por o pezinho... Mas, uma vez lá dentro, é algo mágico, indescritível. Ficar flutuando na água, no silêncio, cercado pela natureza e olhando para a cachoeira... não tem preço!





Vamos sentir falta de ter várias delas a poucos quilômetros de nós, bem ali... E nos arrependemos de não termos conhecido mais delas, que estavam tão perto...

9ª. De andar de patins
Sabe aquela coisa que você não faz muito quando tem chance, mas que, quando não tiver mais a possibilidade de ela acontecer, sabe que vai sentir falta? Pois é exatamente assim com os patins. Não apenas vamos perder o lugar ideal de andar, como qualquer lugar para andar, já que em Fortaleza não há (as pessoas tentam andar na Beira-Mar, por entre os carros, em tempo de serem atropeladas)

Andar de patins no parque da cidade, com toda aquela beleza, ouvindo uma música que você adora... Muito bom, libertador, relaxante, estimulante... adjetivos faltam.



10ª. Do trânsito
Vias largas, asfaltos bons, boa sinalização, sem buzinas (na maior parte do tempo), e trânsito tranqüilo, sem engarrafamentos (para nós que não pegamos as principais vias no dia-a-dia).
Preciso dizer mais?




11ª. Da educação das pessoas
Já ouvimos posições contrárias, mas a nossa impressão do povo brasiliense foi ótima! Em todos os estabelecimentos fomos bem atendidos, tanto em questão de qualidade quanto de simpatia. E esse comportamento foi contrastante com o que sentimos em Fortaleza, onde, na maioria das vezes, as pessoas não te atendem bem, chegando à antipatia.

12ª. Da porção de pastel de carne da Choparia Sudoeste
Lembro da primeira vez que pedimos: na noite de Réveillon. Depois de rodarmos muito, foi o único lugar aberto que encontramos, e como estávamos morrendo de fome, pedimos uma porção enquanto esperávamos a comida. Quando chegaram oito pastéis grandes, fiquei impressionada, pois a porção custa R$ 9,90. E o melhor? Um dos melhores pastéis de carne que já comemos, e quase todas as vezes que vamos lá (pois também nos tornamos freqüentadores assíduos do lugar) somos acompanhados pela porção generosa e deliciosa de pastel de carne.


Brasília tem muitas coisas boas... então esperem por mais coisas especiais que deixarão saudades....

Um comentário:

  1. Que bacana! A vida noturna é agitada? Minha mãe sempre quis me levar pra conhecer, até pq alguns parentes moram proximos. Adorei as dicas! Parabens

    ResponderExcluir