quarta-feira, 14 de abril de 2010

Jardim Botânico de Brasília (JBB)


O JBB foi fundado no dia 8 de março de 1985. Até o momento, é o único jardim botânico do país no cerrado. 


De 1985 lá para cá o JBB passou por muitas reformas a fim de alcançar os objetivos almejados: ser uma área protegida  do cerrado, um espaço de pesquisa, educação ambiental e lazer para a população. Uma das principais mudanças ocorreu em outubro de 1992, quando, à área original de 500 hectares, foram oficialmente integrados os 4.000 hectares que constituem a Estação Ecológica do JBB.

Em fevereiro de 1993, deixou de ser subordinado à Fundação Zoobotânica para se integrar a Secretaria de Meio-Ambiente Ciência e Tecnologia, SEMATEC, do GDF. Em novembro do mesmo ano o Jardim Botânico adquiriu o status de órgão relativamente autônomo e passou a ter orçamento próprio, definindo uma nova estrutura de trabalho.
A área de visitação pública possui 526 hectares, dos 5 mil existentes. As plantas nativas e exòticas estão todas identificadas.


Para os amantes do esporte, o JBB também possui uma trilha ecológica com 4.500m.



O Mapa do local mostra mais atrações do que tem na realidade, ou então não conseguimos encontrar... Não encontramos a Casa de Chá ou a maioria das atrações descritas. O Centro de Visitação está em reformas, o prazo para a entrega é final de abril (láconcentram-se várias atrações interessantes como o Jardim dos Sentidos).



Nos sentimos meios órfãos em meio a tanta imensidão. Não havia ninguém para dar informações, parecia meio abandonado. Apesar disso, não deixa de ser muito agradável. Para quem quer praticar esportes ou simplesmente relaxar e entrar em contato com a natureza, aqui é o lugar.









A trilha dá pra ser feita de carro (sugiro para os menos dispostos), mas como estávamos com vontade de caminhar, fizemos a pé. Encontramos uma trilha dentro da trilha e fizemos um trekking leve.






Cores e formatos do Jardim...


A vista do mirante é muito bonita.




O Jardim Botânico vale a visita, e se você morar pelo Lago sul, vale a prática de um esporte em contato com a natureza. Além de caminhada, corrida, bicicleta, há aulas de ioga.






 



Um comentário:

  1. Olá! Adorei as informações sobre o jardim botânico. Gostaria da autorização de vcs para publicar a 3a. imagem do post em meu blog. Vou publicar um post sobre algumas opções de lazer em Brasília, entre elas a trilha no JB que foi indicada por uma amiga minha. Vcs me autorizam ilustrar com a foto de vocês?
    Obrigada!
    suellenoliveira.sa@gmail.com

    ResponderExcluir